sábado, 26 de setembro de 2015

Criatividade


Criatividade para mim sempre foi algo brilhante e inerente em todas as pessoas. É fascinante ver outros criarem qualquer coisa que eu ainda não sei criar, mas que poderia saber! Ver vida surgindo de algo que antes não havia na existência e observar que fazemos parte de algo maior...
O que gostaria de deixar aqui, será meu ponto de vista sobre algo que pode despertar em vocês, algo que está adormecido; algo que ainda há tempo de acordar e fazer uma revolução em sua vida...

Quem nunca teve aquelas ideias maravilhosas e se pegou imaginando uma linha de tempo em que aquilo fosse real. Projetando detalhes e criando uma historia mental sobre algo incrível.
Esses dias p.e vi o trailer de um documentário que ainda será lançado, e um dos participantes, um jovem rapaz disse: "Quando eu era criança, eu sempre imaginava que eu gostaria de ser dono de algo novo. Ser o motivo da existência de algo". Isso me chamou a atenção...

A criatividade vem de uma área oculta pela mente humana. Não há como compreende-la racionalmente. Devemos senti la e ser guiada pela energia que vem disso. O resultado sempre é inesperado e único. São as verdadeiras obras de arte. Aquelas que dizem ter vindo do coração.


Crianças são inteligentes e mais criativas.

Que as crianças são incríveis e surpreendentes todos nós sabemos. Mas que elas são extremamente criativas, poucos reparam e não dão o devido valor a isso em seu desenvolvimento. Segue essas historias reais que fiz questão de trazer como exemplo aqui.
A primeira delas é uma peça de teatro em que estaria acontecendo a cena dos três reis magos na entrega dos presentes do nascimento de jesus. A peça estaria sendo interpretada por crianças de 4 anos e lá estavam as crianças com mantos na cabeça que deveriam trazer como presente. Mirra; Ouro e Incenso.
Perguntaram a elas se estavam preparadas para entrar e afirmaram que sim com a cabeça. Por que não de certo pensaram?!
Então veio o primeiro - "Eu trago ouro" - colocando o bau no chão.
O segundo - "Eu trago Mirra".
E o terceiro garoto disse - "O Frank mandou isso".

Isso mostra que as crianças são criativas por que não tem medo de errar. Elas chutam quando necessário e esse chute vem dessa criatividade! Algo diferente nos adultos que se comportam como se tivessem a responsabilidade de nunca poder errar.

Outro exemplo é o da menina que se sentava no fundo da sala de aula e, ao invés de prestar atenção, se mantinha desenhando. Aquilo chamou a atenção da professora e lá foi ela ver o que ela desenhava.
Sua professora perguntou:
- Oque você está desenhando?
- Deus - respondeu ela.
- Mas ninguém conhece a aparência de Deus - disse a professora.
E a garota disse: - Vão conhecer em um minuto.

Assim vemos como esses e outros varias exemplos de criança tem essa criatividade inerente que o tempo apagou dos supostos adultos que tem medo de errar. Lembrando que não quero ofender ninguém, mas mostrar que o lado criança nosso nunca foi em bora e que devemos parar de ficar nos rotulando com títulos de sou isso ou aquilo.
Todos somos crianças. independentes da idade. Se já passamos por essa faze, não o abandonamos. Podemos até a esquecer, mas ela está dentro de nós.

~~=~~


Acredito fielmente que a criatividade é algo tão importante para nossa existência, como o alimento que comemos. O por que eu falo isso? Simples. A criatividade é parte inerente de nosso ser. Ela é o instinto de criar algo para nosso bem, satisfação, prazer e sobrevivência. O mesmo surge de uma área que chamo de "Verdadeira inteligencia". Um lugar onde não há medo de errar e por isso se arrisca, tem determinação e luta até conseguir!
E por isso é tão importante quanto o alimento. Pois essa é a natureza que nos faz usar o alimento!

A muito tempo atrás, li em algum lugar onde dizia que se os humanos fossem instintos da face da terra. A natureza iria se reequilibrar e o planeta iria voltar ao normal em todos os aspectos... E isso faz muito sentido, por que a natureza é criativa. É como uma chama que nunca apaga...

Confesso que tenho um certo fascínio pela simbologia do numero "3" e por isso sempre tento encaixar minhas teorias no menor numero possível. Assim criei a teoria de que existem 3 níveis de criatividade em uma pessoa. Independente da idade ou qualquer outro fator.

1. Enclausurados.

O Nível mais denso de pessoa se tratando de criatividade! Aquele que está cheio de travas e medos. Que o impedem de executar ou acreditar ser possível conseguir objetivos de realização humana, como felicidade, paz e amor. Pessoas que estão estagnadas na vida e tem como pensamentos predominantes, aqueles de índole negativa. Fazendo assim, enxergar a vida como uma dificuldade e um estorvo para eles.
Geralmente pessoas nesse nível de consciência são pessoas tristes internamente e sem criatividade para criar qualquer coisa. Em decorrência de um passado que destruiu sua perspectiva de vida e os inseriu bloqueios para isso.

2.Caminhantes.

Segundo Nível de consciência se tratando de criatividade! Onde as pessoas podem já são mais tranquilas e receptivas a ideias e reflexões a cerca de qualquer assunto desconhecido. Pessoas de mente aberta e dispostas a seguir a vida com uma visão de esperança. Seguem a vida da maneira que podem e aos poucos aprendem com seus erros e sucessos. As vezes criam hobbies para sua satisfação e se adaptam melhores as situações de vida que os Enclausurados.
Geralmente pessoas nesse nível de consciência são pessoas que vão desde as mais quietas, até as mais extrovertidas. Tem um pequeno senso de criatividade e também estão em condições menos repressoras em suas vidas. Com isso, seu passado é mais ameno e tranquilo e tiveram mais chances de se desenvolver para se tornarem pessoas como são.

3.Criativos.

Terceiro e maior Nível de vibração se tratando de criatividade! Pessoas de alta alto-estima, sempre bem humoradas, pacificas e receptivas. Acham tudo fascinante e estão abertas para sempre questionar e receber novas informações. Suas crenças são certezas de acordo com verdades que servem para tudo e todos. Tem plena convicção em seu potencial. são determinadas e disciplinadas com aquilo que se propõe a fazer. Geralmente são detalhistas e com a pratica, acabam por se tornar mestres naquilo que adoram fazer. Se adaptam a qualquer situação e tem um instinto nato de sobrevivência.
Geralmente são pessoas incríveis com um nível de consciência diferente de todos os demais. Sempre nos surpreendem e nos fascinam por suas ideias. São mais ligadas as coisas emocionais do que materiais e não sentem atração por quase nada de fútil. Tem um passado que proporcionou seu desenvolvimento ou lutaram para forjar seu próprio destino.

Os níveis de criatividade de cada individuo vão das condições de vida, sociedade, lugar, religião e crenças de cada individuo. São como vibrações e podem oscilar de um nível a outro dependendo do astral de cada um. Cada um tem uma linha de tempo e historia de vida unica e seus caminhos são desenvolvidos pela forma como eles lidam com suas vidas e condições impostas a eles.

Alguns dos grandes nomes que posso citar aqui, foram seres que deixaram seus nomes marcados na historia, mesmo não tendo essa intenção. Como p.e:

Leonardo Da Vinci; Issac Newton; Gandhi; Buda; Cristo; Nikola Tesla; Martin Luther King Jr,; Oskar Schindler; Socrates e etc...
Esses são apenas alguns exemplos que lembrei mentalmente e que os convido a ir a fundo em suas historias. Muitos tem historias esotéricas em que somente olhos treinados poderão ver a natureza real de tais seres enquanto passaram pela terra.
Recomendo também assistir os dois filmes em que assisti recentemente e fiquei impressionado com tais historias. Que são os filmes do Oskar Schindler (Schindler's List, 1993) e Mahatma Gandhi (Gandhi, 1982).

Mataram nossa criatividade

Mataram nossa criatividade! Fato de que todos nós nascemos limpos e puros. Sem condicionamentos e preconceitos sobre nada e nem ninguém! Não tínhamos idéias ou julgamentos! Não sabíamos o que era certo e errado! Não estavam inseridos conceitos tão relativos de cada um! Eramos puros como animais que vieram ao mundo! Não há mente racional e por isso convivem em harmonia com a natureza.
A morte começa quando estamos inseridos em uma sociedade onde a doutrinação começa desde nossas primeiras palavras até o convívio adulto. Fazem nos acreditar nas mesmas coisas que nossos pais, lideres e religiosos. Privam nos do direito de questionar e achar nossas próprias verdades.
Logo vamos a escola, onde somos ensinados a pensar igual, engolir e vomitar os mesmos conteúdos; para nos tornarmos seres capacitados de alcançar valores materiais que supostamente nos trariam nossa felicidade. Enquanto lutamos por uma sociedade que em maioria não foi preparada para nos dar o apoio metal e emocional que precisamos.
Nos tornamos maquinas e acreditamos que somos aquilo que nos fizeram acreditar. Esquecemos como criar e inventar. Ficamos cada vez mais solitários e tristes por não saber lidar conosco. Afinal, nunca nos foi ensinado a como fazer isso... Então lentamente. Anos vão se passando. Conseguimos todos os tipos de bem materiais. Mas a suposta felicidade sempre pula para um próximo objetivo e nunca chega! Já estamos cansados de correr e aos poucos, junto a criatividade. vamos morrendo sem ter aprendido tudo que poderíamos ter criado se não houvessem apagado nosso brilho.

Qual o objetivo da criatividade?

Para mim, ele sempre será um dos pilares fundamentais da realização de um ser. Um ser criativo, será aquele que terá feito de sua historia. Não mais uma pagina em branco no mundo. Mas um exemplo para aqueles que olham para ele e fazem proveito.
É como ter um fim onde sua vida teve um significado. Pois você não foi acomodado e nem sempre ficou a deriva no barquinho da vida. Você foi pescador que foi ao mar no dia turbulento e viu uma criatura tão gigante a baixo do barco que ninguém acredita. Mas que você tem a certeza do que seus olhos te entregaram!
Assim como a saúde, uma mente equilibrada, um espirito alegre. A criatividade é parte inerente de tudo isso. Faz parte do conjunto completo. E como parte integrante. Nunca é desimportante!

Por isso não responderei diretamente qual o objetivo da criatividade. Mas sim. Retornar uma pergunta. Pois acho as perguntas mais interessantes que as respostas.
Até onde você vai para fazer de sua vida uma historia valida na existência de nosso planeta?!
Por que isso seria importante para você e para o mundo?!
Como são suas ideias e projetos para criar um mundo onde você é realmente feliz?!

Um pouco do que gostaria de expressar com esse tema está aqui. Então. Oque é criatividade para você?
Fiquem na paz meus amigos. Abraços.

~Rob

Nenhum comentário:

Postar um comentário