segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Um Olhar Feminino...


Quando pedi para uma amiga me falar mais sobre o universo feminino. Fiz a seguinte pergunta a ela: "Se você fosse um personagem! Que tipo de personagem você seria nessa historia chamada vida?"... Ela então me escreveu em duas folhas cheias, um texto notável!
Algo realmente interessante. Um texto em forma de depoimento sobre o universo feminino na sociedade.
Fiquei surpreso com a sinceridade das palavras dela. E enquanto lia, senti a vontade de trazer o texto para todos. Por isso, aqui estou...
Lembrando que não alterei ou modifiquei nada no texto...




Um olhar Feminino...

"Se você fosse um personagem, qual você seria nessa historia chamada vida?
Como é o mundo através dos olhos de um ser humano do sexo feminino? Bom, aqui estou eu, uma pequena mulher de 17 anos e 11 meses. Aqui vai um olhar feminino do mundo para você...
Sabe aquelas propagandas de brinquedo que passam todos os dias na televisão, geralmente nos intervalos dos desenhos animados? Pois é, até um tempo atrás eu nunca havia reparado "num" certo detalhe nestas simples e inofensivas propagandas. Os comerciais de brinquedos para meninas são sempre de: Bonecas; Bebês; Mine cozinhas; Panelinhas; Carrinhos de bebê de brinquedo entre outros; tudo isso sempre com um belo tom cor de rosa ou violeta. Mas por que?
Bem, desde pequenas nós garotas somos estimuladas a termos instintos maternais e sermos mais sentimentais, cuidando de bebês de brinquedo cada vez mais reais. E também a cuidar da casa; saber cozinhar; varrer; passar; e cuidar desde uma casinha de boneca até uma cozinha de brinquedo. Uma menina recebe responsabilidades desde bem cedo, devemos aprender a pentear nossos cabelos e a deixa los crescer; escolher bem o que vestir, ter bom asseio e higiene impecável; ficar sempre de blusinha. Mesmo no pior dos calores, desde criancinha e não ficar andando por ai descalças. Já nascemos com grandes cargas que nos são impostas e ouvindo o que uma menina pode ou não fazer.

Como uma personagem estranha e diferente que sou, me questiono, por que um anuncio como a dos brinquedos hot wells não servem para uma menina, corrida de carros, montar pistas, aventura, diversão e a velha frase, "vai encara?". Sim! Eu vou, porquê não? Por que não uma Barbie caminhoneira? Hm, ficaria menos feminina não é? é? Na opinião de quem? O que teria de errado com um Max Steel na mão de uma menina? Caramba, eu simplesmente acho o "Steel" lindo, é um boneco perfeito, enfim. Com certeza diriam que tudo isso acabaria com a futura feminilidade de qualquer pequena menina; Futura mulher. O problema é que... Nem toda garota é igual, pensa igual... Somos todas diferentes.

Uma grande maioria das garotas de hoje parecem fisicamente e as vezes até mentalmente muito parecidas certo? Bem eu como girl, posso ver, viver e explicar este fato. Conhece bem as bonecas? Barbie e Suzy, e as princesas dos filmes disney? Bom você deve saber; sabe o que elas tem em comum? Elas todas são um padrão geral de como uma garota desde pequena deve se arrumar, se portar, chegar em um menino e ser. E quando crescemos, são as atrizes de filmes e novelas que continuam com este trabalho. Sim são personalidades diferentes, falas divergentes, historias diversas, diferentes costumes, mas tudo em volta de um mesmo padrão. Se se questionar. Faça um teste: Vá ao shopping ou lá no centro da cidade, sente se em algum lugar onde circule muitas pessoas e observe. Você vai ver diversas garotas, diferentes, mas mesmo padrão de cabelo (Liso e cumprido) esvoaçando para lá e para cá; óculos Ray Ban escuro ou de grau; Calças Jeans justa; blusas com estampas e estilos parecidos; bolsa de franjinha, sapatilha e é claro; Sem olhar uma para a outra, porque tem a plena certeza de ser uma melhor que a outra. Percebe? Padrão começa na infância com coisas simples e varias garotas seguem para a vida toda.

Passamos por coisas desagradáveis durante a vida a qual temos de nos virar sozinhas e aprender a lidar porque é o que uma mulher forte deve fazer. Sangramos todo mês; Algumas de nós tem cólicas e TPM; e eu sei que pode parecer desagradável mas é uma realidade do mundo feminino; Podemos ficar gravidas e geralmente vamos engordar, ter enjoos, ficar com a bexiga sempre cheia..., Temos que nos depilar; Usar sutiã que no começo da pré adolescência é terrivelmente desagradável, cuidar para que nossos pés não fiquem grandes, etc... Coisas bem chatinhas.

Quando ficamos jovens geralmente ouvimos muito mais sobre o que se deve fazer ou não e começamos a ser julgadas... Exemplos: Dizem nos que os homens podem ficar com muitas mulheres, você menina não; ou terá má fama e será mal falada. Uma boa menina não deve chorar de mais, principalmente na frente de um cara, se não tu é manteiga derretida; Não reclame e fale dos teus sentimentos, principalmente para meninos, eles não gostam e não ligam. E coisas como: Por que você não usa sapatilha? Fez as unhas dos pés para usar este chinelo? Por que não passa um batonzinho? Você tem que andar com mais meninas; Por que ler tanto?; Por que você fica com tão poucos caras? Qual o seu problema? Cuidado para não engravidar; Não ria tão alto, modos!, Você não tem saído muito não é? Seja difícil!; Use mais saias. Etc. Etc... Bom, acho que deu pra entender né...

A sociedade é alienada a tudo aquilo que considera "normal" e todas as formas de diferença são jogadas no lixão que eles chamam de "esquisito"; para uma garota ser considerada normal pelo menos, ela deve ter um conjunto de adjetivos bons, ter um padrão e ser aceita pela maioria.
É claro que além de tudo ainda temos que nos preocupar com os rapazes, namorados, paqueras, amigos, primos, amigos das amigas, amigos dos amigos, meninos da escola, faculdade, trabalho... Nos fazem agir como se sempre estivéssemos sendo observadas; Pelas meninas que te reparam e os meninos que vão avaliar o quanto você é bonita e se você serve para algo. As vezes garotas fora do padrão são julgadas pelo olhar... Alguns olhares machucam!

Quando se tem garotas que andam com muitos caras, gostam  de coisas que garotos gostam, agem diferente, pensam diferente da maioria. Estas são tratadas pelos garotos principalmente como um outro menino e pelas meninas como a esquisita; ou seja, meninas diferentes tem maior dificuldade de achar alguém que as queiram por perto verdadeiramente, pois são diferentes, não são alienadas, e isso eu falo numa visão geral dos fatos. Tem uma musica que eu ouço e gosto muito de uma banda que eu curto de mais, chamada "Puddle of Mudd" O nome da musica é I So Sure, fala bem sobre isso, gosto quando ele repete: "I don't wanna be like you, porque é exatamente o que eu penso hoje já crecida. I-Don't-Wanna-Be-Like-You(Eu não quero ser igual a você). Eu gosto mais de ser como eu sou.

O mundo oferece a mulher o que os pais geralmente já influenciam desde a infância. O mundo acredita no que ele acha certo. As pessoas do mundo fazem as regras. Qual a grande diferença entre uma mulher loira e uma índia? Os caras falam que uma loira de biquíni é uma gostosa, mas eu nunca ouvi algum dizer isto de uma índia. Uma vez... Ouvi uma idiotice tamanha de que um garoto preferia levar para um pais gelado uma garota branca do que uma garota negra. Por que? Porque ela ficaria vermelha no frio, com o nariz vermelho, enfim... E por isso seria fofo. Já a negra não, e que seria mais interessante leva-la a praia... Acho que você já entendeu né?! Só de lembrar esta conversa já me revolto. Enfim, e como conviver com tudo isso? Como aceitar ser fora do padrão?! Uma mulher forte deve aceitar! Uma revoltada e "reclamona" não aceita. Ser mulher envolve muita luta, garra e força de vontade. Ser uma mulher diferente envolve tudo isso; muito mais e muita coragem...

Mas apesar de tudo, nós mulheres somos felizes, sorrimos muito; somos bem fortes; nos viramos bem sozinhas; temos direitos; somos donas de nós mesmas; donas de nossas próprias escolhas; sentimos; somos princesas se quisermos; dançamos; amamos chocolate; abraços e comédia romântica; e apesar de tudo a vida quer impor! Temos o poder de escolher e fazer diferente porque somos o sexo feminino e de frágil não temos nada.

Bom, essa é a visão feminina do mundo real, feita por mim, uma garota simples e diferente, mas que esta se tornando uma menina mulher, que amadurece a cada dia e aprende coisas diferentes sobre o "Ser". Espero que goste.
Ah! E se fosse pra dizer que personagem eu seria nessa grande historia que é a nossa vida, eu seria... Thay; Eu seria Thayna da Silva Santos. Uma personagem unica de uma historia unica...

~~=~~

Thay tem 17 anos e está prestes a se tornar de maior aqui no brasil. "Sua mentalidade já é bastante realista e tem uma visão clara do que é o sexo feminino para a sociedade."
Gostei de suas palavras e pedi sua permissão para trazer este depoimento para cá.
Espero que possam ver o sexo oposto de uma forma mais abrangente com as reflexões que este texto pode nos trazer. Pois eu realmente vejo muitos jovens em ambos os sexos terem seus brilhos apagados por um bombardeio de "Certos e errados" de todos os lados! Principalmente quando existem diferenças contrarias á Sociedade antagônica; Como p.e homossexualismo; deficiências e esteriótipos relacionados a cor e raça!

Um grande abraço a minha amiga Thay e que continue evoluindo para não deixar seu brilho morrer. Peace a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário