domingo, 18 de outubro de 2015

Crianças que Ensinam


Talvez por ser meio Peter Pan na vida e ter de fato que envelhecer, eu tenha conhecido bastante dos dois lados na mesma moeda. E digo acreditar que ninguém deixa de ser algo que já foi algum dia. Simplesmente nega ou preserva! É como o bem e mal dentro de nós.
Quem me conhece sabe o tanto que adoro crianças.
Sendo assim. A questão aqui é! O que são as crianças e o que elas tem a nos ensinar?

Sempre reparei que podemos aprender muito com as crianças. Elas são extrovertidas, despreocupadas, questionadoras, criativas e inteligentes! Tornando assim, ótimos mestres na arte do viver. E tudo que nos pedem em troca de ensinar é um pouco de atenção.

Usando as qualidades que citei a cima, irei detalhar o que pode se aprender dando atenção a elas.

Ser extrovertido: As crianças são extrovertidas por causa da próxima qualidade que irei citar, a despreocupação! Essa que é a chave para ser feliz, alegre e extrovertido! Crianças não tem ainda a noção de responsabilidade, e assim, elas vivem intensamente sem ter que lidar com probleminhas que nós adultos fazemos uma bola de neve em nossa cabeça. Tornando os livres para aproveitar o máximo cada segundo.

Nota: Crianças extrovertidas são aquelas que conheceram o afeto de alguém que as criou com segurança para "crescer livre"! Aquelas que são prisioneiras do medo, de seu lar e de situações que a inibem de ser a criança que são. Tornam se pessoas sérias, negativas e com bloqueios em relação a interação humana.

Ser despreocupado: É agir sem olhar as possíveis consequências. Porém assumi-las! As crianças estão em uma caixinha fora do tempo e espaço. Não tem noção do que ofende e por isso são sinceras e diretas. Dizem sem pensar e assim se tornam criativas e inteligentes em questionar! A despreocupação delas, leva a agir por instinto, por pura natureza de ser criança. O que trás consequências boas. Muitas vezes risadas, e até mesmo o desconforto daqueles que ouviram verdades e se ofenderam por que não gostam de ouvir sobre coisas negativas sobre si mesmas. Eu por outro lado, vejo isso como uma especie de preguiça por parte do ofendido que não quer trabalhar o "Si mesmo" e melhorar.

Nota: Ser despreocupado não implica necessariamente em ser desleixado, mas sim, ter paz para ser alegre e saber agir quando tiver que agir, e aguardar quando tiver que aguardar. P.e, problemas de amanhã não se resolvem hoje. Podem ser antecipados, mas isso é esquecer do dia de hoje e pensar no amanhã. O que não recomendo para quem quer viver mais intensamente.

"Já experimentou estar na companhia de seus amigos que não te julgam, gostam de você, e se comportar como uma criança dançando na rua?"

Ser questionador: Essa é aquela que as pessoas sem paciência temem quando tem uma criança perto. O medo de que a criança comece a fazer tantas questões, que algumas delas sejam complicadas de mais para se responder e então elas fiquem mal por terem que responder ou por que responder aquilo que pode expor las!
Questionar é uma arte que derivada criatividade e da inteligencia. Ser questionativo, demostra interesse, a vontade de ter certeza a cerca de algo! Tornando as vezes a pergunta mais importante que a resposta. Pois sem a pergunta, talvez não surgisse o mesmo.
Crianças fazem perguntas que mostram sua ingenuidade, seu entusiasmo em aprender e o quão perspicazes podem ser pela sua inteligencia nata de ser humano! Apesar de parecerem distantes e despreocupadas, elas são extremamente atentas ao seu redor e por isso, filtram muito mais o ambiente,  sabem e conhecem as falhas daqueles com quem convivem! Mesmo não tendo a racionalidade das palavras.

Nota: Questionar faz você sair do comodismo da crença ou do ceticismo. O que leva a buscar um maior level de compreensão acerca de tudo. Gerando assim, sabedoria para administrar sua vida, pois conhecendo a si mesmo e o mundo. Sabe como lidar e cuidar do "mundo".
Crianças tem muito desse impeto, por isso sabem se adaptar melhor as situações e ainda sim não deixar de ser elas mesmas.

"Crianças fazem perguntas complicadas. Coisas difíceis de se responder as vezes! Porém, tentar responder é o que faz a diferença para mim como pessoa."

Ser criativo: É se deixar guiar pelo instinto e a certeza do seguir um caminho em que ao completar, você será dono da existência de algo. É como imaginar algo e começar a moldar. Se deparar com um problema e se adaptar. Ver uma possibilidade e aproveitar. Não ter medo de errar e tentar. Ter a convicção e se arriscar.
Crianças são assim. Nascem puras e sem o monte de carga imposta pela sociedade, politicas, regras e crenças. Tornando as livres para trazer de sua inteligencia de observação, maneiras de alcançar objetivos! Elas não estão sobre domínio do medo de errar, então simplesmente arriscam e se falharem, que diferença faz para elas tão despreocupadas.

Nota: O mesmo vale de caso a caso. Nem todas as crianças tem a liberdade de serem elas mesmas. Algumas são totalmente fechadas e retraídas. Demostrando sua criatividade apenas dentro de suas mentes. Esses casos são relativos de varias situações onde a criança está inserida.

"Qualquer coisa que seja feita do 0 por uma pessoa, é algo criativo. Mesmo quando copiado não tem a chance de ficar idêntico."


Ser inteligente: Muitos acreditam que ser inteligente é ter um diploma ou saber fazer cálculos de matemática. Quando na verdade, isso é só reprodução de conhecimento adquirido! A verdadeira inteligencia é o que faz você saber utilizar o conhecimento. Vem de uma parte muito mais profunda do nosso Ser! Crianças tem dessa inteligencia e a utilizam para se adaptarem, sobreviverem e criarem. Tornando se seguras a cerca de tudo aquilos que elas aprenderam. Elas não duvidam do que sabem e tem certeza e convicção em sua natureza interna.
São inteligentes por que fazem de sua natureza, seu guia. Para elas, isso basta. Não tendo medo de errar ou falhar, tentam e quando enjoam ou se cansam, largam sem apego. Constroem e criam tudo de novo quando necessário.
Por isso, ser inteligente é a virtude que mais vale ser reconhecida em uma criança. Pois ela é a semente que irá dar frutos não somente a nós. Mas para toda humanidade!



Tendo mostrado um pouco sobre as virtudes de uma criança. Tenho que lembrar que não estou falando de um caso atípico. E como o titulo nos mostra. Crianças nos ensinam a lembrar de algo que já fomos um dia, Por isso, como andar de bicicleta, não esquecemos! E mesmo não tendo a melhor das infâncias, Nunca é tarde para trabalharmos nossa criança que ficou adormecida.

Observemos e aprendemos com elas. Pois tem muito a nos ensinar! Vale muito a pena, refletir 10, 15, 20 minutos e até mesmo horas do nosso dia. Sobre os detalhes que nos levem a essas reflexões que podem nos ensinar muito a viver.

Crianças e os animais são verdadeiros mestres para mim. E valorizo muito a eles e a mim mesmo. Tanto por minha natureza de criança que nunca abandonarei, pois é inerente de mim. Como tudo que irei aprender a Ser em um futuro próspero que irei construir através de instante a instante de felicidade. Pois a felicidade é como ser criança. É como estar em prazer constante com a vida.

Um grande abraço a todos. Peace! o/

~Rob

Nenhum comentário:

Postar um comentário